Menu

Anuncie o seu negócio.
Tem negócio para anunciar ? Comece hoje mesmo a anunciar gratuitamente.

A costa oeste de Lagos, a região de Vila do Bispo e Aljezur, continua a ser uma das partes menos desenvolvidas, turisticamente, do Algarve, graças ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que proíbe a construção em larga escala.

A sua origem é como uma pequena vila de pescadores (a indústria pesqueira apenas existe em enclaves isolados a oeste), agora transformada por vários complexos de casas de férias numa área turística.

Praia da Luz é uma praia de bandeira azul com duas zonas distintas: a praia de areia branca e a zona de falésia rochosa.

Não há muito que fazer no centro, mas há um passeio marginal com palmeiras que o conduz das areias a um miradouro sob forte velho da aldeia – agora um restaurante.

O melhor alojamento é a Baía da Luz Resort (Rua Alfredo Nascimento Batista), de 4 estrelas, a cerca de duzentos metros da Praia, com duas piscinas, campo de ténis, restaurante e parque infantil. Os apartamentos são espaçosos, climatizados, e confortáveis.

Muito perto do mar e da praia, encontra a bela Igreja de Luz de Lagos. Não se sabe ao certo quando foi construída, contudo, sabemos que já tinha sido construída em 1521, portanto, durante o período do Rei Dom Manuel I de Portugal.

Foi destruída parcialmente pelo terramoto de 1755 (e consequente tsunami) e restaurada. De novo ficou em ruínas por um ciclone no século XIX – reconstruída de nova e aqui mantém-se como templo espiritual e símbolo do espírito resistente dos locais.

Bem perto, menos de 100 metros encontra a pequena Fortaleza da Luz, do século XVII. Nesta altura a vila é frequentemente atacada por mouros, que percorrem as águas do Algarve saqueando tesouros das igrejas e residentes de pequenos povoados.

O pároco Vicente Benevides relata que a imagem da nossa Senhora da Luz foi roubada pelos mouros num desses ataques. Forças leais ao rei descobrem a imagem, e o rei ordenou a construção duma fortaleza para proteger a comunidade.

Agora alberga o Restaurante Fortaleza da Luz, escolha cara para ter acesso à culinária algarvia e internacional, servido dentro do velho forte ou num terraço com vista para o mar. Há música ao vivo às quintas-feiras.

Ao longo da avenida há vários bares-restaurantes com esplanadas, que servem peixes e frutos do mar com preços moderados.

Se quiser uma bela caminhada pode tomar o caminho para Lagos, que se inicia no extremo leste da praia.

No Algarve Sports Club, siga a estrada privada para cima e faça a subida até ao obelisco sobre as falésias, donde uma suave carreira o guia até Porto de Mós, Ponte das Piedade e Lagos.

Também pode programar um dia que envolve “saltar” entre aldeias: Salema à Luz ou de Luz para Lagos, em particular, são belos passeios.

Outras praias locais, perto de Figueira e Raposeira, não podem ser alcançadas através de transportes públicos – mas são menos visitada, ótima opção se procura um pouco de paz. Perto de Lagos, para oeste, Burgau fica a 5 minutos de carro (EM537), Salema a cerca de 10 minutos (N125), Vila do Bispo a cerca de 15 minutos (N125) e em cerca de 20 minutos encontra Sagres (N125 e N268) Para Este, Lagos fica a 15 minutos de carro (N125), Portimão fica a 35 minutos, (pela A22), Carvoeiro a cerca de 40 minutos. O Aeroporto de Faro fica a uma hora de distância (pela A22).

Confira no Algarve vídeos, o nosso directório de vídeos do Algarve a nossa oferta ao turista e visitante.




Booking.com


Algarve-Férias Directório de Apartamentos e Moradias para Alugar para Férias